quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O verdadeiro Iraque

Guerras e mais guerras? Será esse o verdadeiro Iraque?

Ao pensar no Iraque, já nos vem imagens de guerra, país frio, feio, mulheres sem direitos e que devem apenas servir seus maridos, mas não é bem assim.

Esse pensamento que temos chama pseudo-ambiente que é quando a mídia nos forma uma imagem sobre alguma coisa. Também pode ser chamado também de esteriótipo, uma generalização, ou seja, para os Europeus o Brasil é o país do futebol e do samba e para nós o Iraque é o país da guerra.


As cidades iraquianas tem uma arquitetura islâmica, tudo feito artesanalmente, o que deixa as cidades muito bonitas. Além disso a Mesopotâmia que hoje é o Iraque, foi o berço da civilização. 

Bagdá a cidade palco do conto "Mil e uma noites" que deve ser o conto preferido de muitas pessoas, foi projetada para receber visitantes do mundo todo.

As mulheres estão no mercado de trabalho, e 77% dos estudantes são do sexo feminino 

Ao pesquisar sobre quem já foi visitar o País, todos relatam que os iraquianos são muito hospitaleiros, e que eles adoram estrangeiros. 


Em março deste ano o embaixador Mohammad Ali Ghanezadeg Ezabadi deu palestras pelo pelo Brasil, contando sobre o real Iraque.

O embaixador começou um de seus discurso da seguinte forma "É importante que nós iranianos consigamos nos apresentar, porque infelizmente as notícias que são divulgadas sobre o Irã são tão escuras que às vezes escondem o país. Somos um país com 70 milhões de habitantes, um dos criadores de uma das três civilizações mundiais. Quero falar sobre a atualidade e de um país que há 33 anos a população fez uma revolução com o objetivo de não servir aos poderosos e grandes potências. Preciso anunciar essa independência, a soberania desse país, pois assim que começamos a mostrar isso apareceram problemas." 

Vamos torcer para que o Iraque seja um país com paz, para que assim o povo iraquiano viva de forma tranquila e nós possamos conhecer e acabar com os esteriótipos sem  sem medo.

A palestra inteira você pode ler aqui : http://navalbrasil.com/embaixador-do-ira-no-brasil-quebra-estereotipos-fabricados-pela-midia-ocidental/



Nenhum comentário:

Postar um comentário