quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O real motivo do feriado da consciência negra.

O Blog ficou parado por conta do feriado, por isso nada mais justo que voltar falando desse tema

O feriado da consciência negra, é uma homenagem ao Zumbi, líder do Palmares. Simbolo de resistência e luta pela escravidão.

Zumbi Palmares nasceu em alagoas em 1655, foi um dos mais importantes representantes da luta dos negros na época na escravidão no Brasil.

Líder no Quilombo Palmares, comunidade livre, onde viviam escravos fugitivos de fazendas.

Essa tribo chegou a atingir cerca de trinta mil habitantes, produzindo tudo que precisavam para viver.

Em 1675, Quilombo foi atacado pelos portugueses, e Zumbi ajudou na defesa e ficou conhecido como um grande guerreiro, nesta época ainda não era líder,  os portugueses perderam essa batalha e foram obrigados a voltar para Recife.

O governador de Pernambuco tentou um acordo com Zumbi, mas ele não aceitava que os Quilombolas fossem libertados e os negros de fazenda não.

Aos 25 anos de idade, em 1680 Zumbi, torna-se líder do Quilombo, e fortalece seus soldados e as próximas batalhas contra os portugueses foram ganhas.

No ano de 1694, o Palmares dos Quilombos sofre um ataque planejado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, a sede é destruída mas Zumbi consegue fugir e é traído por um companheiro e entregue aos bandeirantes sendo degolado aos 40 anos.

Não é só no Brasil que existe o feriado da consciência negra, em outros países também é respeitada a data.

Um fato interessante é que nem todos os Negros se sentem bem com esse feriado, um exemplo deles é o Ator Morgan Freeman.

Mesmo que no EUA o contexto de contra o preconceito seja diferente do Brasil, vale a pena conferir esse vídeo e refletir um pouco.

Aonde realmente mora o preconceito?



Nenhum comentário:

Postar um comentário