sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Datena é condenado por ofensa em programa

José Luiz Datena é condenado e Brasil volta a ter princípios ditatoriais

O jornalismo sensacionalista faz parte diariamente dos programas de José Luiz Datena, porém muitas vezes o polêmico apresentador passa dos limites e acaba conseguindo inúmeros processos.

Em Julho de 2010, Datena e Márcio Campos ( repórter do programa, Brasil Urgente) enquanto criticavam a postura de um criminoso, insistiam em relacionar a prática do crime ao ateísmo.

O Ministério Público entrou com uma ação e ganhou em primeira instância.  Dentre os argumentos do juiz, está o fato de que redes de televisão são concessões públicas e, portanto, devem "respeitar e divulgar os valores e os direitos previstos na Constituição, entre eles a laicidade do Estado". O juiz também determinou que Datena induziu a audiência ao erro, já que nada comprova que haja relação entre ser ateu e cometer crimes.

O programa Brasil Urgente terá que veicular um esclarecimento sobre liberdade de consciência e de crença por 50 minutos.

Mais uma vez, o jornalismo sensacionalista é condenado, porém junto com isso, a liberdade de expressão vai embora e caminhamos para voltar aos princípios da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário